14 feb 2011
A Vale anunciou nesta terça-feira que assumiu o controle da empresa Biopalma da Amazônia S.A. Reflorestamento Indústria e Comércio, do Pará, produtora de óleo de palma, matéria-prima para a produção de biodiesel. O valor da transação foi de US$ 173,5 milhões.
A Biopalma começa a produzir óleo de palma em 2011, com a expectativa de atingir a produção anual de 500 mil toneladas em 2019. A destinação principal do óleo será a produção de biodiesel pela Vale para alimentar frota de locomotivas, máquinas e equipamentos de grande porte das operações no Brasil, usando o B20, mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel comum.
Em abril de 2009, foi feito um consórcio entre as duas empresas para a produção de óleo de palma. Para viabilizar a expansão do negócio, a Vale negociou a dissolução do consórcio e a obtenção da participação de 70% da Biopalma.
Atualmente, a empresa tem seis polos de produção em implantação na região do Vale do Acará e Baixo Tocantins, no Pará. Até 2013, serão 60 mil hectares plantados com dendê e 75 mil destinados à recuperação e à regeneração de mata nativa. Hoje são 18.400 hectares plantados, com previsão de mais 14.400 hectares de plantio no primeiro trimestre deste ano.
Segundo a Vale, além de 3.200 postos de trabalho gerados pela Biopalma, um programa de agricultura familiar pretende abranger 2 mil famílias da região.
Folha

0 comentários:

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

About Me

Marcos Giongo
giongo@uft.edu.br
Visualizza il mio profilo completo
ShareThis