Segundo a pesquisa, a expansão da oferta norte-americana será sustentada, essencialmente, por incentivos fiscais, devido ao custo de produção é "pouco competitivo". No caso brasileiro, por sua vez, a produção "terá forte incremento em decorrência de suas nítidas vantagens comparativas --cadeia produtiva bastante integrada, elevada escala operacional, menor custo de produção, avançado domínio tecnológico no âmbito agrícola e industrial, disponibilidade de áreas para plantio, condições climáticas favoráveis".
Fonte: Folha Online
Para Silveira, para o álcool ter um mercado internacional efetivo não basta o Brasil, atualmente o maior exportador, aumentar aceleradamente suas vendas externas no longo prazo, mas também incentivar a produção em diferentes regiões do mundo.
O economista afirma que o crescimento da produção de álcool de milho dos Estados Unidos será menor que o registrado nos últimos anos e, por conseqüência não terá excedente para a exportação. Ele afirma que o mercado americano irá aumentar a compra do álcool brasileiro, bem como acelerar o desenvolvimento do álcool celulósico --obtido através da celulose.
"Todo mundo que trabalha nessa área sabe que entre a produção de laboratório e a escala necessária para o mercado há uma distância terrível", afirmou o presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio-SP, José Goldemberg, que não acredita que os Estados Unidos tenham o álcool celulósico no curto prazo.
Biodiesel
Segundo Silveira, o país precisa de uma política clara sobre a produção de biodiesel --feito, principalmente, a partir da soja--, que hoje está em um bilhão de litros e deve triplicar de volume até 2015. O economista entende que a expansão do biodiesel não afetará a oferta de alimentos, pois o "país tem uma grande disponibilidade de terras, o que permite tanto aumentar o plantio de soja, como também para expandir as culturas de milho e de cana-de-açúcar".
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